Autopublicação


O que é a Autopublicação?

Autopublicação ou publicação independente é, simplesmente, o fato de um escritor responsabilizar-se pela publicação do seu livro, seja no tradicional formato impresso ou em e-book, podendo para isso contratar serviços inclusive para diversas etapas de edição da obra.

A publicação independente, ou bancada pelo próprio autor, não é uma novidade dos nossos tempos. Essa forma de trazer livros às prateleiras e aos olhos dos leitores existiu desde que existem os próprios livros, mas atualmente podemos contar com uma série de facilidades à disposição dos escritores que decidam enfrentar esse caminho.

Quais as formas mais comuns de autopublicação?

  • “Editoras” que prestam serviços de edição e cobram para publicar seu livro;
  • Publicação gratuita em e-book através de plataformas como as da Amazon, da Kobo e da Apple (ou serviços agregadores como Smashwords);
  • Publicação através de financiamento coletivo (como o Catarse, Kickante e Bookstart);
  • Publicação através de editais de apoio à cultura, públicos ou privados (Itaú Cultural, Fundos Municipais e Estaduais de Apoio à Cultura).

Vale a pena arriscar-se na autopublicação ou é melhor tentar ser publicado por uma Editora?

Ser publicado por uma editora, contando com todo o suporte profissional que as boas casas podem oferecer é, sem dúvida o melhor dos mundos, mas as chances são pequenas (existem, mas são pequenas e também demandarão trabalho seu). Ainda assim, ter sido publicado por uma editora não é sinônimo de sucesso, assim como publicar-se de modo independente não é sinal de menor valor da sua obra. Vale, aliás, lembrar que muitos grandes autores da história da literatura mundial bancaram a publicação de seus próprios livros (Virginia Woolf, Proust e muitos outros).