Bookstart – crowdfunding só para livros


O que faz a Bookstart?

A proposta da plataforma BookStart é o crowdfunding específico para livros. Uma iniciativa focada no mercado editoral e com a promessa de ser também uma vitrine literária. A estrutura geral não difere muito dos grandes portais focados em financiamento coletivo, exceto pelo fato de só haver projetos para publicação.

Como utilizar?

Claro que a curiosidade me forçou a fazer o cadastro para entender a ferramenta do ponto de vista do autor, mas ainda não coloquei nenhuma campanha no ar porque já sei que é preciso planejar muito bem antes de dar o pontapé inicial.

O cadastramento de todas as informações no site é muito simples, mas exige a elaboração de um plano detalhado, pois não é possível ter sucesso numa campanha de crowdfunding sem um projeto muito bem elaborado, contemplando especialmente os seguintes aspectos:

  • orçamento consistente (gaste tempo nisso, é importante contemplar todos os gastos, inclusive o percentual de remuneração da plataforma)
  • cronograma de trabalho (que inclua o envio das recompensas prometidas na campanha!)
  • plano de divulgação (ESSE PONTO É CRUCIAL! Assim mesmo, letras grandes)

Uma coisa que achei bacana na Bookstart foi o fato de disponibilizarem um bem organizado conjunto de dicas sobre a divulgação para obter apoio. Claro que não é um passo a passo capaz de responder a todas as ansiedades dos autores que estão tateando nesse mundo tão novo do “pare de se lamuriar porque as editoras não te responderam e corra atrás de possibilidades”, mas dá boas pistas dos caminhos a seguir.

Quanto custa?

O percentual que é cobrado do autor (somente quando o projeto atinge ou supera suas metas de arrecadação) é de 15%, a menos que ele decida contratar apoio para serviços editoriais com a bookstart, neste caso, os valores mudam bastante, mas estão claramente especificados nos termos de uso para autores, que devem ser lidos com muita atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *